Equipes desenvolvem soluções interativas durante primeira Hackathon Tá de Pé

Nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, aconteceu, na cidade mineira de Itajubá, a primeira Hackathon Tá de Pé da Transparência Brasil. Os 25 participantes dividiram-se em quatro equipes para desenvolver soluções utilizando os dados de obras públicas de escolas e creches, bem como as fotos de fiscalizações enviadas por cidadãos pelo aplicativo Tá de Pé.

A equipe vencedora desenvolveu o projeto #TáBonito, cujo objetivo é coletar fotos de obras de escolas e creches nas redes sociais por meio de uma hashtag. As fotos postadas por cidadãos usando #TáBonito são vinculadas às informações das respectivas obras e seguem para um site, de onde qualquer pessoa pode enviar um e-mail para as construtoras responsáveis pela obra. Desta forma, o cidadão pode cobrar as construtoras, colaborando com a missão do projeto Tá de Pé de combater o atraso e o abandono de obras de escolas e creches.

As demais equipes também desenvolveram projetos interativos e de grande impacto. O projeto C-Rank, um ranking de construtoras que considera o desempenho na execução de obras públicas, conquistou o segundo lugar. Já o terceiro ficou com o PapaClue, um jogo de realidade aumentada no qual os jogadores devem procurar pistas espalhadas pela cidade e “capturá-las” tirando fotos em obras públicas. O quarto colocado foi o projeto Encoberto, um jogo virtual no qual o participante deve reunir informações sobre obras atrasadas ou paralisadas, montando um quebra-cabeça e passando para o próximo desafio.

Participantes da primeira Hackathon Tá de Pé no Teatro Municipal Christiane Riêra, em Itajubá

Além de concorrer a pequenos prêmios em dinheiro, as equipes tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias a empresas e fundações da região de Itajubá, que compareceram à Hackathon durante o fim de semana para conhecer os projetos apresentados.

O júri foi composto por Ana Carolina da Hora, integrante da OLABI e da rede PretaLAB e estudante de ciências da computação; Davi Rios, engenheiro de software do Google; Thiago Ferreira, cientista da computação e diretor da PandôApps; e Jessica Voigt, cientista política e analista do projeto Tá de Pé.

A Hackathon Tá de Pé foi uma iniciativa da Transparência Brasil em parceria com a PandôApps e contou com o apoio do Google.org, das secretarias de Cultura e de Ciência e Tecnologia de Itajubá, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), da Incubadora de Itajubá (INCIT), do SEBRAE-MG e da Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais.(SEDECTES).

Esta foi a primeira Hackathon Tá de Pé, que contará com mais cinco edições até outubro de 2018.

Sobre o aplicativo Tá de Pé
O aplicativo Tá de Pé permite ao cidadão fiscalizar o andamento da construção de escolas e creches financiadas pelo Governo Federal. Por meio dele, o cidadão pode tirar fotos das obras e enviá-las para a Transparência Brasil. As imagens serão analisadas por engenheiros parceiros e, se forem constatados indícios de atraso, a organização entrará em contato com a prefeitura responsável pela execução da obra. Caso a prefeitura não responda em até 15 dias, outras instâncias serão acionadas como vereadores, o MEC e até mesmo a Ouvidoria-Geral da União.

O aplicativo Tá de Pé está disponível para celulares Android pela Play Store.