Hackathon de Data Science apresenta resultados do projeto Tá de Pé

Nos dias 27 e 28 de abril, a TERA, escola voltada a formação de profissionais para o mercado digital, convidou a Transparência Brasil para propor um desafio à hackathon da turma de Data Science. Convidamos os alunos a nos ajudarem a aumentar o impacto do aplicativo Tá de Pé , nossa ferramenta para monitoramento de de construções de escolas e creches financiadas pelo governo federal.

As equipes

As quatro equipes tinham como desafio realizar diagnósticos e insights com os dados do Tá de Pé.

Uma das equipes constatou que 32% das obras oficialmente paralisadas voltaram a ser executadas depois da fiscalização feita pelo aplicativo.

Foi verificado que municípios menores têm maior percentual de obras paralisadas. No entanto, identificaram também que prefeituras de municípios pequenos e médios respondem mais aos cidadãos que fiscalizam as obras do que as prefeituras dos grandes municípios.

Outra equipe investigou a influência do cenário político no andamento das obras: notou-se que prefeituras cuja administração trocou de partido após as eleições municipais apresentaram um aumento das obras paralisadas e canceladas em relação a prefeituras que mantiveram o mesmo partido na gestão municipal.

Um último grupo buscou traçar estratégias para aumento do engajamento cidadão com o app Tá de Pé. Segundo eles, há muita oportunidade para o crescimento do uso da ferramenta.

Todas as apresentações foram recebidas pela Transparência Brasil e irão contribuir para as próximas ações do projeto Tá de Pé.

O aplicativo

O aplicativo Tá de Pé permite ao cidadão fiscalizar o andamento da construção de escolas e creches financiadas pelo Governo Federal. Por meio dele, o cidadão pode tirar fotos das obras e enviá-las para a Transparência Brasil. As imagens são analisadas por engenheiros parceiros e, se forem constatados indícios de atraso, entramos em contato com o governo.

O aplicativo Tá de Pé está disponível para download em aparelhos Android e iOS.

Sobre a TERA

A TERA é uma escola voltada para o mercado digital que conta com uma rede de centenas de experts das principais empresas de tecnologia do Brasil e do mundo.

Acesse o site e saiba mais.