Minas de Dados lançam projeto para inclusão de mulheres negras na política

Após uma imersão de um mês, as participantes do Minas de Dados – projeto de desenvolvimento de capacidades de mulheres negras em governo aberto – apresentaram a rede Umunna: Mulheres Negras Decidem. O evento ocorreu no encerramento do Minas de Dados no último dia 14, na Maré, no Rio de Janeiro.

rede Umunna: Mulheres Negras Decidem buscará conectar mulheres negras e, a partir da análise de dados, permitir a elaboração de uma plataforma de políticas públicas direcionadas a mulheres negras. Segundo Ana Carolina Lourenço, co-criadora da rede Umunna, o projeto “visa promover a maior participação de mulheres negras nas decisões eleitorais e acompanhar a atuação daquelas que estão na disputa da política institucional”.

Durante o evento, que contou com a presença de representantes da Fundação Ford, Open Society Foundation, Instituto Alana e Oi Futuro, as participantes ressaltaram que as mulheres negras são o maior grupo demográfico brasileiro, correspondendo a 27% da população, apesar de serem pouco representadas na política.

A Transparência Brasil, em parceria com o data_labe, a Preta Lab e com financiamento-semente da Organização dos Estados Americanos, orgulha-se por ter feito parte desse processo e acredita na capacidade da rede Umunna para produzir dados, debater e aumentar a representatividade das mulheres negras na política. Que essa seja a primeira de muitas edições do Minas de Dados!