Transparência Brasil participa de Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

A Transparência Brasil estará presente no 13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que acontece esta semana entre os dias 28 e 30 de junho na cidade de São Paulo. Organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o evento é o maior encontro de jornalistas da América Latina.

No dia 28, nosso diretor-executivo, Manoel Galdino, junto à nossa cientista de dados, Jessica Voigt, ministrarão uma oficina sobre uso de R, uma linguagem de programação para análise de dados e que usamos em nosso trabalho para o monitoramento de dados e políticas públicas. Na oficina, eles mostrarão como o R pode facilitar e tornar mais eficiente a investigação jornalística.

Além disso, no dia 29, nosso analista Hugo Salustiano apresentará a plataforma Achados e Pedidos, portal colaborativo de pedidos de acesso à informação mantido em parceria com a Abraji.

Ao todo, o congresso contará com 100 painelistas, nove deles internacionais, e 32 cursos e oficinas conduzidos por grandes nomes do jornalismo nacional e internacional. O tema central do congresso deste ano é a importância da colaboração para o futuro do jornalismo no Brasil e no mundo, entre elas iniciativas de investigações de casos de corrupção

Destacamos as mesas sobre a cobertura da Operação Lava Jato e sobre o fenômeno da desinformação e das notícias falsas no contexto brasileiro, tendo em vista a importância ainda maior desse debate em ano eleitoral

Mais informações:

13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275, Vila Olímpia – São Paulo, SP

28, 29 e 30 de junho de 2018

congresso.abraji.org.br