Transparência Brasil vai fazer parte da Semana de Inovação

No quarto e último dia da Semana de Inovação 2020, 19.nov.2020, às 8h a diretora de operações da Transparência Brasil, Juliana Sakai, vai mediar a mesa redonda Uso de algoritmos de inteligência artificial pelo setor público e uma agenda de maior transparência. O evento é uma realização da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Ministério da Economia, Tribunal de Contas da União (TCU) e Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). A mesa foi proposta pela TB e uma das selecionadas entre 250 inscrições.

Nela, o especialista em políticas públicas do Ministério da Economia Felipe Roquete e Rubens Neto, presidente da Comissão Permanente de Tecnologia da Informação e Inovação do Conselho Nacional de Justiça, vão debater com Bruno Kunzler e Nathalie Fragoso, representantes da sociedade civil, sobre os desafios da administração pública no uso de algoritmos e a sua responsabilidade pela transparência e pela ética. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento

Os algoritmos e modelos de inteligência artificial já são utilizados para tomar decisões que afetam direitos fundamentais como o acesso à saúde e a privacidade. Alguns exemplos desse uso são as aprovações de empréstimo por bancos públicos e o planejamento de policiamento em alguma área, além do uso de reconhecimento facial para fins de vigilância. Para a coordenadora do projeto Transparência Algorítmica da TB, Tamara Burg, “é importante trazer essa discussão numa tentativa de alinhamento entre promoção da inovação e a responsabilidade pública com a transparência.”

A Semana de Inovação 2020 será realizada totalmente online entre os dias 16 e 19.nov e espera reunir aproximadamente 100 mil inovadores em gestão pública. Burg conta que a Semana de Inovação é uma oportunidade para expor os desafios de como utilizar esses sistemas em prol da sociedade: “É um evento para debatermos como um sistema de governança e transparência podem possibilitar a participação e o controle social no uso de Inteligência Artificial pelo governo.” Nos quatro dias de atividades, haverá palestras, oficinas, mesas redondas e cursos. O painel Uso de algoritmos de inteligência artificial pelo setor público e uma agenda de maior transparência será no dia 19.nov às 8h da manhã. 

Saiba mais e inscreva-se aqui.