Transparência é vencedora do voto popular no Desafio de Impacto Social Google

O projeto “Cadê Minha Escola” da Transparência Brasil foi o grande vencedor do voto popular no Desafio de Impacto Social Google 2016. A votação entre os dez finalistas, que durou três semanas na Internet, teve 1 milhão de votos, dos quais a Transparência recebeu 200 mil.

O projeto “Cadê Minha Escola” da Transparência Brasil foi o grande vencedor do voto popular no Desafio de Impacto Social Google 2016. A votação entre os dez finalistas, que durou três semanas na Internet, teve 1 milhão de votos, dos quais a Transparência recebeu 200 mil. Outras quatro organizações venceram por escolha de jurados e também receberam o prêmio de R$ 1,5 milhão para financiarem seus projetos.

O projeto permitirá aos cidadãos monitorarem o andamento de obras de creches e escolas públicas em municípios que recebem recursos federais por meio de um aplicativo. Este app possibilitará a cidadãos mobilizados atuarem diretamente na fiscalização do uso das verbas, enviando informações e fotos georreferenciadas das construções, que sofrem diversos problemas para serem concluídas. Segundo dados de 2015, 34% das obras estão atrasadas e outros 20%, paralisadas. Como o Nordeste recebe mais recursos e sofre uma taxa maior de problemas na entrega das obras, a região receberá maior número de workshops e treinamentos no processo de mobilização de parceiros locais. A produção e ampla divulgação de informações a respeito do andamento de obras deve pressionar governantes locais a entregarem as escolas com maior celeridade. Iremos assim aumentar o cerco na aplicação de recursos com o intuito final de diminuir o desvio e o desperdício de verbas, e ver creches e escolas sendo entregues no prazo estipulado.

 

O Desafio financiará tecnologias criadas por organizações sem fins lucrativos voltadas à solução de problemas sociais. Foram 1052 projetos inscritos, dentre os quais, dez finalistas receberam um prêmio de R$ 650 mil cada. No evento realizado nesta terça-feira (15), essas organizações apresentaram seus projetos para uma banca de jurados, que selecionaram os três vencedores do prêmio de R$ 1,5 milhão. O Google concedeu um prêmio extra, totalizando cinco em vez de quatro vencedores inicialmente previstos.

 

Os outros projetos vencedores foram:

 

IPAM Amazônia (Norte) – Um aplicativo que informará cerca de 170 povos indígenas da Amazônia sobre mudanças climáticas e lhes permitirá o envio de dados. O projeto foi o vencedor do prêmio adicional concedido pelo Google.

 

Vetor Brasil (Centro-Oeste) – A expansão de um portal que conectará jovens a oportunidades de emprego em cargos governamentais com impacto público. A plataforma incluirá testes de interesse e mapeamento de carreira.

 

ITS-Rio (Sudeste) – Um aplicativo que permitirá a proposição de projetos de lei e a coleta de assinaturas via celular. A organização também propõe a ampliação do já existente Mudamos.org, que possibilita a construção de políticas públicas de modo colaborativo.

Arredondar (Sudeste) – A expansão de uma plataforma que permite a captação de recursos para ONGs a partir do arredondamento em até um real de pagamentos em lojas parceiras do projeto.