Em atualização do levantamento feito desde 2017 pela Transparência Brasil, no âmbito do projeto Tá de Pé Obras, constatou-se que 2.530 obras de creches e escolas custeadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) por meio do Programa de Ações Articuladas (PAR) e do Proinfância estão atrasadas.
- Assim como antes, a maior parte das obras atrasadas (72%) encontra-se paralisada. Ou seja, das obras atrasadas, 1.839 estão deteriorando, com sua execução suspensa;
- Até mar.2022, havia 15.732 obras de creches e escolas cadastradas no SIMEC segundo os dados fornecidos pelo FNDE no SIMEC Obras. Pouco mais da metade (8.121) foi concluída;
- Os dados apresentados neste relatório demonstram o fracasso da gestão federal, que em quinze anos do programa de infraestrutura escolar, conseguiu entregar pouco mais da metade das escolas e creches planejadas.




