Compras.gov.br adota padrão internacional de dados abertos com apoio da Transparência Brasil

Iniciativa, parte do Medicamentos Transparentes, coloca o país no mapa da transparência em contratações públicas na América Latina
28/10/2025
Erika Nascimento
Transparência Dados públicos Compras públicas

Com o apoio técnico da Transparência Brasil, o maior sistema de compras públicas do país – o Compras.gov.br – agora publica seus dados no padrão internacional de dados abertos, o Open Contracting Data Standard (OCDS). A iniciativa é resultado do diálogo da TB com a Secretaria de Compras Públicas do Ministério da Gestão e Inovação durante o desenvolvimento do projeto Medicamentos Transparentes. Trata-se de um avanço significativo na transparência e na modernização das contratações públicas no país.

Só em 2025, o Compras.gov.br foi usado em 1,2 milhão de contratações por órgãos públicos de vários níveis e esferas, movimentando cerca de R$ 2,5 trilhões. Com a publicação em OCDS, todo o ciclo desse grande volume de compras públicas, da licitação à execução do contrato, está disponível em um formato aberto e padronizado. Isso permite que cidadãos, pesquisadores, jornalistas e órgãos de controle acessem e analisem as informações de forma mais simples e integrada, fortalecendo o controle social e a accountability.

A adoção do padrão também tem impacto regional: agora, cerca de 70% da população da América Latina vive em países que oferecem dados de compras públicas em OCDS.

A Transparência Brasil tem trabalhado junto a governos e organizações para promover o uso de dados abertos como ferramenta de integridade e eficiência nas políticas públicas. O avanço do Compras.gov.br é um passo importante nessa direção e reforça o compromisso do país com a transparência e a inovação.

Apoie a transparência dos dados públicos