No dia 16 de set.2025, a Transparência Brasil realizou o workshop “Qualidade de dados de contratações e medicamentos”, apresentando o projeto Medicamentos Transparentes, para gestores públicos, profissionais de áreas técnicas e administrativas do governo federal.
O encontro teve participação de mais de 60 pessoas atuantes em unidades compradoras de medicamentos. O objetivo foi compartilhar recomendações para melhorar a qualidade dos dados de compras públicas de remédios, a partir da experiência da Cesta de Preços do Medicamentos Transparentes.
No desenvolvimento da plataforma, foi necessário usar inteligência artificial (modelo de linguagem) para padronizar os dados do Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) e, assim, possibilitar a comparação de preços unitários. Afinal, os itens comprados estavam descritos em dezenas de maneiras diferentes, com dosagens variadas. A comparação de preços unitários, por sua vez, tem grande potencial para melhorar a eficiência das compras.
Como o ideal é que os dados sejam produzidos de modo a não precisarem ser tratados para serem úteis, a Transparência Brasil demonstrou no workshop a importância do preenchimento correto de campos no registro de compras — como princípio ativo, dosagem, forma farmacêutica, via de administração e apresentação — por quem faz a aquisição.
No evento, também foram discutidos a prática da formação de preços e a importância de dados de qualidade para identificar sobrepreço e para o exercício do controle social sobre compras públicas.
As recomendações feitas no workshop compõem o Guia de Aquisição de Medicamentos, que também pode servir de referência para servidores em outros níveis federativos.