Transparência Brasil apresenta projeto Medicamentos Transparentes em cúpula internacional de governo aberto

Participação na Cúpula da Open Government Partnership destaca o uso da IA em favor da transparência e eficiência nas compras públicas de medicamentos
21/10/2025
Erika Nascimento
Compras públicas Orçamento público

A diretora-executiva da Transparência Brasil, Juliana Sakai, participou da Cúpula da Open Government Partnership (OGP), realizada entre 6 e 10.out, em Vitoria-Gasteiz, na Espanha. O encontro reuniu representantes de governos e organizações da sociedade civil de todo o mundo para discutir formas de fortalecer a integridade pública, melhorar serviços e ampliar a confiança nas democracias por meio de iniciativas de governo aberto.

Em painel paralelo à programação principal da Cúpula, promovido pela Open Contracting Partnership, Sakai apresentou os resultados do projeto Medicamentos Transparentes. A iniciativa utiliza inteligência artificial para aprimorar a qualidade dos dados do Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), permitindo a criação de uma Cesta de Preços de Medicamentos que auxilia gestores públicos a realizarem compras mais eficientes e transparentes.

Segundo Juliana Sakai, a recepção ao projeto foi extremamente positiva: 

“O público, composto por pessoas da própria comunidade de contratações abertas, ficou impressionado com a nossa capacidade técnica de  lidar com dados despadronizados de mais de 200 fontes que alimentam o PNCP e entregar ao gestor público preços unitários para serem usados como preços de referência em novos processos de contratação de medicamentos.”

Além de apresentar o MedTransp, Juliana destacou que o evento proporcionou importantes conexões com representantes de governos e organizações internacionais, abrindo caminhos para novas colaborações voltadas à transparência em contratações públicas e ao fortalecimento da governança no Brasil.

A participação da Transparência Brasil na OGP Summit reforça o compromisso da organização em promover inovação, integridade e uso estratégico de dados públicos como pilares para uma gestão mais aberta e eficiente.

Apoie a transparência dos dados públicos