Plataforma pioneira em parlamento aberto que pautou a Lei da Ficha Limpa no país
Período de vigência
2006 a 2017
Financiadores
United Nations Democracy Fund, Revista Veja
Ao longo de onze anos, a Transparência Brasil agregou, disponibilizou e manteve atualizada a plataforma do Excelências com o máximo de dados sobre os parlamentares em exercício no país. As “fichas” de cada político incluíam prestação de contas e financiamento eleitoral, envolvimento em corrupção noticiado pela imprensa, e processos judiciais aos quais respondiam ou pelos quais haviam sido condenados.

O projeto demandou um trabalho custoso de pesquisa e construção da informação. O acesso a processos nos mais de cem tribunais de justiça e de contas, por exemplo, dependia da consulta manual e individual. Os dados eram coletados manualmente a partir de, pelo menos, cinco fontes públicas e de dois projetos da TB, Deu no Jornal e Às Claras.

Ao agregar diferentes dados à sua base, o Excelências construiu informações novas que permitiam compreender o perfil dos parlamentares, gerando dados concretos sobre o estado da corrupção na política brasileira. A iniciativa foi amplamente celebrada pela imprensa, do início ao fim, e, por sua irrefutável contribuição pública, recebeu o Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa em 2006.

O Excelências contribuiu diretamente para o debate público que levou ao movimento popular da Campanha Ficha Limpa, pois possibilitou saber, com precisão e fácil acesso, quais políticos estavam envolvidos com corrupção e outros crimes. A iniciativa de 1,6 milhão de brasileiros originou o projeto de lei da Ficha Limpa (PL Complementar nº 518/09), aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela Presidência da República em jun.2010.

Financiadores

Apoie a transparência dos dados públicos