Imagem do projeto
Melhorar a governança das defensorias públicas do país garante mais acesso à justiça
Período de vigência
07/2022 a 12/2024
Equipe
Marina Iemini Atoji
Financiadores
Tinker Foundation

O projeto Mais Defensoria tem o propósito de ampliar o acesso à justiça por meio do aperfeiçoamento da transparência das defensorias e da identificação de lacunas de dados na governança interna dos órgãos. A coleta, gestão e transparência sobre a atuação das defensorias públicas brasileiras é crucial para o fortalecimento desses órgãos essenciais ao acesso à justiça, principalmente por cidadãos mais marginalizados.

O trabalho do Mais Defensoria tem duas frentes: 

1. Ação: avaliar a transparência dada nos portais eletrônicos das defensorias sobre critérios de atendimento aos cidadãos.

Objetivo: identificar melhorias para garantir o fácil acesso da população ao sistema de justiça e de práticas de transparência.

2. Ação: desenvolvimento de materiais e ferramentas voltadas ao aperfeiçoamento da transparência e da gestão de informações para adoção por todas as defensorias públicas (DPs) do país.

Objetivo: promover a criação de insumos sobre o atendimento aos cidadãos para que as defensorias possam mensurar, analisar e modificar estrategicamente o trabalho.

Com o trabalho do Mais Defensoria, os órgãos serão capazes de analisar suas prioridades, identificar gargalos no atendimento, e fundamentar de forma mais concreta eventuais demandas por recursos.
A iniciativa conta com a parceria das defensorias estaduais, ouvidorias desses órgãos, Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas e do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Gerais (CONDEGE). 

Financiadores

Apoie a transparência dos dados públicos