Imagem do projeto
Ferramenta de mobilização popular para o controle social sobre a execução de projetos de infraestrutura educacional
Período de vigência
06/2016 a 06/2022
Financiadores
Tinker Foundation

O Tá de Pé foi um projeto de mobilização popular pela fiscalização do andamento das obras de creches e escolas financiadas por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do governo federal em todo o Brasil, com o objetivo de fornecer à sociedade civil um meio de monitoramento sobre a execução de projetos de infraestrutura educacional e de cobrar maior accountability do poder público.

Lançado inicialmente como aplicativo, o Tá de Pé permitia a qualquer cidadão acessar uma lista de construções escolares nas proximidades e, de forma anônima, enviar fotos e informações sobre a obra à Transparência Brasil. Junto de especialistas parceiros, a equipe determinava se havia indícios de atraso ou paralisação na obra, casos que eram alertados e questionados às instituições.

Posteriormente, a ferramenta de monitoramento foi transformada em um perfil no Twitter (X), para o qual podiam ser enviadas imagens de obras escolares pelo usuário, e em um chatbot no WhatsApp, para o qual o cidadão informava seu município, recebia uma lista de obras paralisadas nas proximidades e podia fornecer informações sobre a construção.

A metodologia serviu de referência para o Força-Tarefa Cidadã Obras, ferramenta do Tribunal de Contas da União desenvolvida em parceia com o Observatório Social do Brasil, que capacita voluntários em todo o país na identificação de problemas em obras escolares e registro das informações no aplicativo União Cidadã.

O aplicativo do Tá de Pé foi baixado 10.733 vezes e 347 alertas foram enviados até o fim de jul.2019. Os resultados da avaliação de impacto do projeto mostraram que obras monitoradas pelos cidadãos tinham 7% mais chance de ser concluídas, quando comparadas a obras fora do aplicativo.

Financiadores

Apoie a transparência dos dados públicos