request->here == '/projetos/obratransparente') { ?>
Transparência Algorítmica

Tecnologias de inteligência artificial vêm sendo usadas pelos governos para tomada de decisão em setores importantes como saúde, educação, justiça criminal, habitação e emprego - influenciando decisões que afetam indivíduos e a sociedade como um todo. Seu uso pode ser largamente benéfico para fortalecer processos administrativos, investigatórios, decisórios, e aumentar a eficácia e a eficiência do poder público.

Devido ao seu poder de impactar na vida dos cidadãos e no próprio espaço cívico, é fundamental que o uso de tais ferramentas seja adequadamente transparente para garantir possibilidade de prestação de contas e acompanhamento em seus processos de desenvolvimento, aquisição e implementação, de forma que a sociedade consiga monitorar e corrigir falhas, injustiças e até abusos no uso de algoritmos. Seu uso deve ser exercido com especial atenção aos seus potenciais efeitos nos direitos e liberdades individuais e coletivos.

Neste contexto, o Transparência Algorítmica é um projeto de monitoramento do uso de algoritmos de inteligência artificial pelo governo, que visa contribuir para a mais transparência e governança, com a participação da sociedade civil.

O projeto Transparência Algorítmica é financiado pelo International Center of Not-for-Profit Law. O projeto conta com parcerias com representantes da academia (Northwestern University), da sociedade civil (Ceweb) e do governo federal (Controladoria-Geral da União e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações).

ASSINE NOSSA NEWSLETTER MENSAL

Endereço postal: R. Prof. João Marinho, 161, São Paulo - SP, 04007-010. Tel.: +55 (11) 3259-6986 e +55 (11) 95050-4257.
E-mail para contato: contato@transparencia.org.br

© 2019 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À TRANSPARÊNCIA BRASIL