02/10/2021
O Achados e Pedidos mapeou as políticas públicas de nove estados da Amazônia Legal para adaptação aos efeitos das mudanças climáticas e constatou que as estratégias existentes ainda são incipientes e desiguais entre os entes subnacionais.
Por exemplo, todos os estados têm políticas ou planos de gestão de recursos hídricos, enquanto que em nenhum deles o monitoramento de condições hidrometeorológicas é acompanhado de protocolos permanentes de alerta e contingência. Além disso, a transparência pública de dados e informações sobre governança climática nos estados analisados, em geral, não é acessível.
Esta análise verificou a presença de instrumentos de gestão ambiental a partir de respostas a pedidos de informações via Lei de Acesso a Informação e dados disponíveis nos sítios eletrônicos dos órgãos ambientais de cada estado.




