Na segunda-feira, 8.set, a Transparência Brasil comemorou seus 25 anos em um evento realizado na residência do fundador e presidente do Conselho Deliberativo da organização, Eduardo Capobianco.
A celebração reuniu cerca de 50 pessoas entre equipe, conselheiros, parceiros e apoiadores para relembrar a trajetória da TB, marcada por conquistas como a aprovação da Lei de Acesso a Informação, e projetar os próximos passos.
Durante o encontro, José Roberto de Toledo conduziu uma homenagem a Claudio Weber Abramo, lembrado como catalisador de mudanças e legado para o trabalho de advocacy baseado em dados que consolidou a credibilidade da TB ao longo das últimas duas décadas e meia.
A noite também contou com o anúncio do lançamento do programa Transparência Partidária junto a Marcelo Issa e Rafael Poço, com o apoio do Galo da Manhã, que buscará promover mais integridade, diversidade e transparência no sistema político brasileiro.
O evento incluiu um debate sobre os desafios da transformação do Estado, conduzido por Natália Paiva, conselheira da organização, com participação de Francisco Gaetani, secretário extraordinário de Transformação do Estado do Ministério da Gestão e Inovação e Inês Mindlin Lafer, diretora do Instituto Betty e Jacob Lafer. Ambos ressaltaram o papel fundamental da sociedade civil na promoção de mudanças estruturais.
A Transparência Brasil reafirma seu compromisso com a defesa da democracia e agradece a todos que, ao longo dos últimos 25 anos, tornaram possível essa história coletiva.