02/2018 a 03/2018
Organização dos Estados Americanos
Minas de Dados consistiu em um programa de imersão de um mês ofertado a cinco participantes para capacitá-las no uso de dados abertos em temas de raça e gênero, tecnologias e participação cívica, com o objetivo de promover a presença de mais mulheres negras em espaços de decisão e transparência do poder público.
O projeto, realizado em parceria com o data_labe e a Preta Lab, teve quatro módulos: dados abertos e construção de narrativas; introdução à programação e visualização de dados; questões raciais, transparência e participação cívica; mentoria de projetos individuais. Os encontros incluíram mentorias e atividades com mulheres negras especialistas, como a cientista Ana Carolina da Hora, e as facilitadoras Vitória Lourenço e Marcelle Decothé, além de espaço para troca de experiências entre as participantes.
No encerramento do Minas de Dados, as participantes apresentaram um produto final, do qual nasceu o Mulheres Negras Decidem. O movimento produz dados sobre a política sob a lente de gênero, raça e classe para qualificar a agenda liderada por mulheres negras e fortalecer a democracia. Atualmente, ele é uma rede capilarizada que alcança 19 estados, 300 articuladoras e cuja agenda é construída coletivamente.




